Mato Grosso aderiu à licitação feita pelo Governo Federal para aquisição de câmeras corporais para policias. O prazo final da licitação definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, era esta segunda-feira (23). MS e mais outros 14 estados solicitaram a aquisição das câmeras, publicou o Estadão.
Em julho deste ano, o Ministério da Justiça e Segurança lançou o documento Câmeras Corporais: Uma Revisão Documental e Bibliográfica. O consultor Pedro Souza, professor de Economia da universidade Queen Mary, de Londres, é o autor. Segundo o ministério, o objetivo da publicação é oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas nos estados e municípios, contribuir para melhorar as práticas policiais e fortalecer a confiança da sociedade nas instituições de segurança pública.
De acordo com Pedro Souza, as câmeras policiais são usadas em mais de 40 países e as evidências indicam melhora no desempenho atuação das polícias e relacionamento com a sociedade. Exemplo é a Polícia Militar de São Paulo, na qual estudo revela que o “efeito câmera corporal” reduziu em 57% a letalidade contra a população negra.