A Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia nesta quinta-feira (28), a Operação Semana Santa. Rotineiramente, a PMA sempre reforça a fiscalização nos rios em datas próximas à Semana Santa em virtude da tradição religiosa de se consumir peixe.
Durante o feriado prolongado, a quantidade de pescadores nos rios tende a aumentar significativamente e, em virtude disso, a fiscalização precisa estar presente no intuito de se prevenir a pesca predatória, especialmente, nos locais em que estiverem concentrados os principais cardumes.
No período compreendido entre os dias 28 e 31 de março de 2024, a PMA mobilizará seu efetivo a fim de conter a prática da pesca predatória e fiscalizar as atividades relacionadas aos recursos pesqueiros nativos.
Esta iniciativa compreende tanto patrulhamentos fluviais quanto terrestres, juntamente com bloqueios policiais estratégicos, visando a prevenção de infrações e a conscientização da população sobre as leis ambientais em vigor. O objetivo é garantir a proteção dos ecossistemas aquáticos e a preservação da biodiversidade, combatendo quaisquer irregularidades ou crimes ambientais que possam ocorrer.
Uma das ações preventivas que surtem grande efeito na proteção dos cardumes é a retirada de petrechos ilegais dos rios e tem sido uma das principais preocupações da PMA, pois o uso de aparatos como as redes de pesca, espinhéis, anzóis de galho e tarrafas possui grande poder de depredação de cardumes.
Apesar do foco ser a pesca, a PMA fiscaliza o ambiente de forma geral, fazendo o atendimento de denúncias e a fiscalização preventiva com relação aos desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndios, carvoarias ilegais, transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, combate ao transporte de produtos perigosos, poluição, bem como demais crimes contra a fauna e flora e ainda delitos de outras naturezas diversas das ambientais.
Na região do Vale do Ivinhema, é possível acionar a PMA de Batayporã pelo telefone (67) 3443-1095. (As informações são da Assessoria de Comunicação).