De olho na liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem pela frente um clássico neste sábado (20). O time comandado por Abel Ferreira enfrenta o Santos, às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela sétima rodada.
Ainda invicto, o Verdão está na vice-liderança, com 14 pontos, um a menos que o Botafogo, que também entra em campo neste sábado (20), contra o Fluminense, no Nilton Santos. Já o Peixe vem de duas vitórias seguidas e é o sétimo colocado, com dez pontos.
Números
A última vitória alvinegra foi no dia 9 de outubro de 2019, quando o Peixe bateu o Palmeiras, por 2 a 0, na Vila Belmiro. De lá para cá, os rivais se enfrentaram 11 vezes, com dois empates e nove vitórias do Verdão, sendo oito seguidas.
No retrospecto geral, a vantagem também é do Palmeiras. E com certa folga. Nos 347 "clássicos da saudade" realizados até aqui, o Verdão tem 150 vitórias contra 106 do Santos, além de 91 empates.
Uma mudança no Peixe
Odair Hellmann não vai conseguir repetir a escalação que empatou sem gols com o Bahia, na última quarta-feira (17), pela Copa do Brasil. O atacante Mendoza sentiu um desconforto muscular e foi vetado pelo departamento médico. Lucas Braga é o provável substituto.
"É clássico e sabemos da importância de sairmos vitoriosos. Apesar do empate contra o Bahia, a equipe vem de uma boa sequência. Vamos corrigir os erros dos últimos jogos e contar com o apoio do nosso torcedor na Vila para se Deus quiser conquistar os três pontos", disse o volante Dodi.
E apoio nas arquibancadas não deve faltar. Mais de 11 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para os torcedores do Santos.
Dúvidas no Verdão
Diante da maratona de jogos fora de casa que o Palmeiras vai ter pela frente - contra Santos, Cerro Porteño, do Paraguai, Atlético-MG e Fortaleza -, o técnico Abel Ferreira pode preservar alguns jogadores no clássico deste sábado (20), como o goleiro Weverton, o volante Gabriel Menino e o atacante Dudu.
O principal desfalque do Palmeiras para esse jogo vai estar no banco de reservas. O treinador Abel Ferreira cumpre suspensão e será substituído pelo auxiliar João Martins. O zagueiro Murilo e o meia Atuesta seguem no departamento médico.
"Não estarei no banco em um estádio extraordinário, o caldeirão, né, mítico, com história. É jogo de Brasileirão, estádio cheio, vibrando. Vou ficar no hotel tomando água com gás e limão vendo a equipe", lamentou Abel Ferreira.
FICHA TÉCNICA
Santos x Palmeiras
Local - Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário - sábado (20), às 21h (de Brasília)
Árbitro - Raphael Claus (SP - FIFA)
Auxiliares - Bruno Raphael Pires (GO - FIFA) e Alex Ang Ribeiro (SP - FIFA)
Árbitro de vídeo - Wagner Reway (PB - VAR-FIFA)
SANTOS - João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima, Ângelo, Deivid Washington e Lucas Braga. Técnico: Odair Hellmann.
PALMEIRAS - Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu (Endrick) e Rony. Técnico: João Martins (auxiliar).