Em manhã chuvosa, ao menos em Campo Grande, o alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de possibilidade de chuva forte, com volume de 30 a 60 milímetros por hora e podendo acumular até 100 milímetros no dia, para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. As pancadas podem vir acompanhadas de ventos de até 100 km por hora e granizo.
Segundo o Inmet, o risco é de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
“A formação de tempestades mais intensas deve ocorrer de maneira isolada', também prevê o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos), que explica: “as instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica'.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 19 a 21°C e máximas que podem atingir os 28°C nas regiões sul – Dourados, Ponta Porã, Amambai – e leste – Três Lagoas – do Estado. Para as regiões norte – Coxim e Sonora, por exemplo – e bolsão – Inocência, Cassilândia e Chapadão do Sul – são esperadas mínimas entre 21 e 23°C e máximas de até 33°C.
Para as regiões pantaneira – Corumbá, Miranda – e sudoeste – Porto Murtinho – mínimas entre 23 e 24°C e máximas de até 32°C. Em Campo Grande, termômetros marcam de 21°C a 30°C.